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Guia prático de ATENDIMENTO para Negócios

Atualizado: 9 de abr. de 2022

Não é novidade que o WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais usado no Brasil.

Novidade seria se empresas não vissem no aplicativo uma oportunidade e pegassem esse embalo para usá-lo nos negócios.

A adesão foi tanta que, em 2017, o app ganhou sua versão comercial: o WhatsApp Business.

Na verdade, a versão tradicional já vinha servindo como meio de as empresas conversarem com seus clientes, principalmente negócios locais. Mas a versão comercial facilia o marketing digital WhatsApp e a centralização do atendimento.

O aplicativo em sua versão normal era utilizado para divulgar seus produtos e serviços, para falar com fornecedores, dar suporte ao cliente etc.

A versão para negócios deu uma cara mais profissional para essas interações. Além disso, possibilitou sua melhor organização, por meio de features como:

  • Etiquetas 📌

  • Respostas prontas e automáticas 🤖

  • Métricas 📊

  • E muito mais...

É claro que os benefícios não param por aí: o WhatsApp para negócios se tornou uma forte ferramenta para o marketing digital whatsapp e gerenciamento de toda a sua comunicação interna e externa. E é isso que vamos explorar a partir de agora.

Prontos?


WhatsApp Business no marketing digital whatsapp: estratégias para integração


O WhatsApp para empresas pode ainda ser subestimado como ferramenta útil para o marketing. No entanto, seus benefícios são bem claros. Talvez o principal deles seja que a comunicação por meio desse canal pode criar relacionamentos que fortalecerão a marca. Através de um contato mais direto e pessoal com o seu cliente, é possível oferecer oportunidades personalizadas, captar informações relevantes que podem ser utilizadas pelo seu planejamento estratégico de marketing, saber em primeira mão a opinião dos consumidores sobre seu produto ou serviço.

O segundo, a possibilidade do marketing digital WhatsApp. Estudar as melhores estratégias e conhecer bem o seu público são pontos importantes que precisam ser trabalhados para que você consiga o resultado que deseja. As vantagens e opções para usar o marketing digital WhatsApp são inúmeras e oferecem um potencial enorme para alavancar suas vendas e fazer seu negócio crescer como você nunca imaginou.

Além disso, o aplicativo é gratuito e atende a pequenas e médias empresas, assim como microempreendedores. Ou seja, se tem um canal de resultados efetivos com um baixo investimento. Não é tarefa fácil obter informações de clientes, ainda mais com um custo zero. Basta caprichar no seu atendimento e ter disposição para conseguir levantar dados relevantes, sem investir altas quantias em ferramentas de pesquisa especializadas.



3 usos do WhatsApp para empresas integrado ao marketing digital whatsapp

1. Usar o perfil e o status para gerar leads 📢

A parte de perfil e status pode ter todas as informações sobre a empresa. Isso é ótimo, pois reforça a ideia de fortalecer a posição da marca, além de passar mais confiabilidade.

Entretanto, esse espaço pode muito mais! Ele pode conter links que direcionem às páginas de geração de leads. A vantagem é que ele permite que mais de um link seja incluído. Dessa forma, se pode linkar uma landing page e outra opção que direcione a um formulário de conversão. 📝

Para que os usuários acessem essa área e os respectivos links, se pode trabalhar CTAs nas mensagens, guiando a atenção (e o clique) do leitor – exemplo: “Link na bio” para um marketing digital whatsapp efetivo.

2. Gerar leads pelo site da empresa 💻

Outra possibilidade é que os usuários que encontrem sua empresa pelos buscadores tenham a opção de entrar em contato com a empresa a partir do próprio site.

Há a opção de colocar um botão flutuante, em que o visitante clica e pode falar pelo aplicativo de mensagens. E só melhora: para enviar mensagens, ele preenche algumas informações definidas pela empresa. O que isso significa? Mais leads para campanhas de relacionamento futuras! 🔮

Essa base que vai se formando pode ser segmentada. Assim, é possível enviar materiais e conteúdos que tenham a ver com interesses do lead. Com isso é possível aumentar as taxas de conversão.

Para fazer essa segmentação basta utilizar a funcionalidade das etiquetas que o app disponibiliza.

​​3. Criar conteúdo específico para o canal 💎

O que se quer com um lead? Cativá-lo e direcioná-lo na jornada até a compra, certo?

Para isso, será preciso convencer e impressioná-lo. Isso pode ser feito por meio de conteúdos relevantes, interessantes e bem produzidos. Se personalizá-los, fica ainda melhor para o marketing digital WhatsApp!

Exemplo são as mensagens personalizadas, enviadas diariamente aos contatos. Essas mensagens podem ter dicas, sugestões ou assuntos que instiguem o leitor. Uma boa dica é atacar direto nas possíveis dores do leitor, com um incentivo final para que eles entrem em contato para conhecer as soluções.

É claro que há muito a explorar sobre o assunto, principalmente porque as possibilidades do marketing digital WhatsApp Business são inúmeras. No entanto, já deu para se ter uma ideia do quão funcional é o aplicativo e de seus benefícios para os negócios. 💹


Transforme suas vendas com a Gosac!



Um excelente jeito de usar o WhatsApp Business de uma forma realmente eficiente é através do GOSac a Plataforma Multi-atedimento, um centro de comunicação para todas as suas valiosas conversas comerciais. Cada cliente em potencial obtém seu próprio perfil completo, onde você pode se comunicar com eles usando seus canais favoritos, além do WhatsApp, o Messenger, Instagram... e tudo de forma automatizada e muito simples de usar, sem precisar ficar criando várias mensagens novas.

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