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API do WhatsApp: entenda o novo modelo de cobrança e seus benefícios

A partir de 01/02/2022 as empresas que utilizam o WhatsApp Business API passarão por um novo modelo de cobrança. Porém, muito mais do que um simples ajuste de valores, essa mudança pode beneficiar diversos tipos de negócios. Nesse artigo, vamos mostrar como isso vai funcionar na prática e como aproveitar ao máximo esse novo modelo de cobrança. Confira 👇

Afinal, o que é o WhatsApp Business API?

Antes de entender um pouco mais sobre esse novo modelo de cobrança, vale a pena mencionar um pouquinho sobre essa solução que vem conquistando o mercado! Não é novidade que atualmente o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, com mais de dois bilhões de usuários ativos mensais, distribuídos em 180 países. O que em pouco tempo se tornou o método indispensável de comunicação entre pessoas do mundo todo, agora também faz parte do dia a dia de mais de três milhões de empresas.

Sim! Estamos falando do famoso WhatsApp Business, que desde que foi lançado em 2018, se tornou um recurso estratégico indispensável de atração, venda e fidelização de clientes em vários segmentos do mercado.

Talvez você ainda não saiba, mas além de permitir as marcas se conectarem com os clientes com mais facilidade, o WhatsApp Business garante:

  1. Perfil comercial que exibe endereço, e-mail e site da sua empresa;

  2. Automação de mensagens, criando respostas rápidas com informações essenciais;

  3. Classificação de mensagens com etiquetas que facilitam a organização e usabilidade;

  4. Possibilidade de desenvolver chatbots para o ganho de escalabilidade, engajamento e fidelização de clientes

Certo, mas…

Como o novo modelo de cobrança da API pode beneficiar seu negócio?

Atualmente as notificações pelo WhatsApp são contabilizadas sempre que a empresa manda mensagem primeiro ao cliente de forma ativa, ou depois de 24 horas que o cliente enviou a última mensagem.

Os planos da GOSac são super vantajosos para a estratégia de conversas inteligentes de empresa de todos os tamanhos, principalmente por já possuírem notificações inclusas nos valores, além da possibilidade de contratação adicional caso ultrapasse os limites do plano.

Como isso vai funcionar na prática?

Nesse novo modelo, o WhatsApp usará dois tipos de categorias para diferenciar as conversas e precificá-las de forma distinta. As duas categorias de conversas são:

  1. Conversas iniciadas pelo cliente, como em atendimentos e suporte em geral;

  2. Conversas iniciadas pela empresa, como por exemplo em notificações de promoções, atualização de envios, pagamentos, etc.

Vamos entender melhor visualizando alguns exemplos de como isso vai funcionar!

Conversas iniciadas pelo próprio cliente

  1. João, é um cliente de um provedor de internet e decide entrar em contato para saber o que houve com sua conexão;

  2. A entrega da mensagem de resposta da empresa inicia a sessão de conversa de 24 horas;

  3. João conversa com o contato inteligente da empresa e resolve seu problema em poucos minutos e ao final do dia, volta ao contato para resolver mais uma dúvida sobre seus pagamentos;

  4. Nesse caso, todas as mensagens adicionais, dentro da sessão de 24h serão gratuitas.

Conversa iniciada pela empresa

​​

  1. A empresa X decidiu utilizar um modelo de mensagem de atualização para avisar clientes sobre o vencimento de uma fatura;

  2. O envio da mensagem marca o início da sessão de 24 horas;

  3. A empresa aproveita o espaço de 24h e também envia o link de sua nova promoção;

  4. Durante o espaço de 24h a empresa pagará apenas por uma conversa iniciada, independentemente de quantas notificações forem feitas.


Certo, mas e quando as conversas extrapolam para além da sessão de 24 horas?

Vamos entender esse cenário com um terceiro exemplo:

  1. João começa interagindo com o bot de uma loja esportiva, procurando por informações sobre seu último pedido;

  2. A resposta da empresa inicia o período de contagem da sessão de 24 horas;

  3. Após o período de 24 horas o pedido é entregue e o bot da loja inicia uma nova conversa, atualizando o cliente sobre a chegada de seu pedido!

  4. Nesse cenário, a Loja Esportiva paga por uma conversa iniciada pelo cliente e uma iniciada pela empresa.

Nesse novo modelo as janelas de conversa (sessão de conversa) são fixas e uma nova conversa é cobrada a cada 24 horas.

Independentemente do volume de interação entre o consumidor e a empresa, a quantidade de mensagens trocadas não influenciará no custo da conversa dentro da sessão.

Quais serão os novos preços baseados em conversas e como serão cobradas?

Na GOSac damos bastante autonomia aos nossos clientes, auxiliando em um processo consultivo no qual montaremos pacotes de mensagens e notificações ideais para a estratégia do seu negócio. Vale a pena solicitar o contato de um consultor.

A cobrança será feita pelo provedor, junto com a cobrança mensal de plataforma, e terá os mesmos prazos para pagamento. O volume de conversas poderá ser acompanhado através do Facebook Business.

Vantagens do novo modelo de cobrança do WhatsApp

Uma das grandes novidades desse novo modelo é que as primeiras 1000 conversas por mês não serão cobradas. Ou seja, a cada mês, cada cliente terá sempre 1000 conversas gratuitas como oportunidade de gerar engajamento.

Isso representa uma grande oportunidade de engajamento e pode certamente representar uma economia de custos para pequenas empresas. Além disso, as conversas também não serão cobradas quando um usuário entrar em contato com a empresa usando um botão de chamada para ação (CTA). Isso significa que em anúncios de clique para o WhatsApp ou em CTAs de chamada para ação em páginas do Facebook nenhuma conversa será cobrada!

Se ficou ainda alguma dúvida, vale a pena visitar a documentação oficial do Meta (Facebook). Lá você pode conferir uma documentação completa a respeito da API.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o novo modelo de cobrança do WhatsApp Business, leia também:

Aumente suas vendas com nossa solução para WhatsApp


A Leek Soluções é uma empresa parceira e provedora oficial do WhatsApp por aqui você encontra a solução completa para garantir a melhor experiência para sua marca utilizando a solução da GOSac no WhatsApp.

Com a GOSac mocê pode mapear o envolvimento e a experiência de clientes, adaptar sua estratégia de negócios e ganhar escalabilidade de atendimento e oferta de produtos e serviços.

Se essa solução te interessou entre em contato com a nossa equipe e descubra qual plano é o ideal para seu negócio!




Um excelente jeito de usar o WhatsApp Business de uma forma realmente eficiente é através do GOSac a Plataforma Multi-atedimento, um centro de comunicação para todas as suas valiosas conversas comerciais. Cada cliente em potencial obtém seu próprio perfil completo, onde você pode se comunicar com eles usando seus canais favoritos, além do WhatsApp, o Messenger, Instagram... e tudo de forma automatizada e muito simples de usar, sem precisar ficar criando várias mensagens novas.

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